Seguidores

sábado, 30 de abril de 2011

Independente de assumir cadeira na Assembleia, Esmeraldo Santos deseja ser candidato à prefeitura de São Caetano

Do Blog de Inaldo Sampaio

O suplente de deputado Esmeraldo Santos (PR) confirmou ao Blog nesta sexta-feira que vai estar na próxima terça, na Assembleia Legislativa, para assumir a vaga que vinha sendo ocupada pelo seu colega de partido Manoel Ferreira. Ele foi um dos beneficiados pela decisão do STF de que parlamentar que se licencia do mandato para exercer outra função deverá ser substituído pelo suplente da coligação e não do partido. E só não assumiu em fevereiro último porque havia sido alcançado pela Lei da Ficha Limpa, o que levou o presidente da Alepe, Guilherme Uchoa, a convocar o suplente da vez, Manoel Ferreira.

Na nota, Esmeraldo afirma que será candidato a prefeito de São Caetano no próximo ano, não para vingar-se do prefeito Jadiel Braga (PTB), que foi eleito com seu apoio em 2004, e depois rompeu,''e sim porque o povo me quer de volta''.

Sobrinho de Manoel Botafogo pode ser o candidato do PSDB à prefeitura de Carpina

Do Blog de Inaldo Sampaio
 
Versão que circulou em Carpina nesta sexta-feira indica que o prefeito Manoel Botafogo (PSDB) já teria escolhido o candidato a sua sucessão.
 
Seria o sobrinho, Israel Júnior, filho de Judite Botafogo (PSDB), prefeita de Lagoa do Carro e irmã de Manoel. Ele é evangélico da Assembleia Legislativa e é conhecido em Lagoa do Carro como ''Botafogo Júnior'', nome que deverá usar na eleição.

Já o também pré-candidato a prefeito, Carlos Lapa (PP), deu entrevista hoje (29) a uma Rádio de Carpina e baixou o sarrafo em Carlinhos do Moinho (PHS), ex-prefeito de Lagoa de Itaenga e provável candidato a prefeito de Carpina.

PSDB de Alagoas elege nova Executiva Estadual da legenda neste sábado

Do Portal Alagoas em Tempo Real

Convenção acontece neste sábado, das 8h às 13, na sede do partido

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de Alagoas realiza hoje (30), das 8h às 13h a convenção do Partido que deve eleger a nova Executiva Estadual da legenda, renovar o Diretório Estadual e demais órgãos partidários. O governador Teotonio Vilela Filho, presidente de honra do partido deverá participar da eleição.

A chapa única mantém como Claudionor Araújo como presidente;e como vice-presidentes o secretário Estadual da Saúde, Alexandre Toledo, o secretário chefe do Gabinete Civil Álvaro Machado e o deputado federal Rui Palmeira.

Também compõem a Executiva Estadual os seis parlamentares tucanos da Assembleia Legislativa do Estado: Fernando Toledo, Edival Gaia Filho, Joãozinho Pereira, Nelito Gomes de Barros , Gilvan Barros e Inácio Loiola Damasceno. Outros lideres tucanos fazem parte da chapa.

A renovação do Diretório do partido acontece a cada dois anos e acata à resolução da legislação eleitoral, sendo realizada em todo o país, por determinação da Executiva Nacional da legenda. Líderes do PSDB no Legislativo, delegados dos municípios e representantes do governo do Estado também vão comparecer à eleição.

A eleição da nova Executiva Estadual acontece na sede do PSDB Alagoas, na Avenida Osvaldo Sarmento, Farol, Maceió.

Geoberto anuncia gasoduto para atender a cidade de Arapiraca

Do Blog do Bernardino
 
Politicos e empresários abrem o Industria Show Arapiraca
 
Arapiraca – Durante a abertura oficial do Indústria Show Arapiraca, o novo presidente da Algás, Geoberto Espírito Santo, anunciou que cerca de R$ 30 milhões serão investidos em gasoduto para atender toda a cidade. “Estamos cientes do crescimento de Arapiraca e, por isso, vamos trazer investimentos para o Agreste”, disse o presidente.

Considerado o maior evento do segmento industriário da região, a solenidade de abertura do Indústria Show Arapiraca foi marcada pela participação de muitos arapiraquenses, políticos e empresários. “Estou muito orgulhoso em ver um evento grandioso como este, sendo sediado em Arapiraca”, disse o prefeito Luciano Barbosa.

Surpreendido com o tamanho da arena de exposições e com a quantidade de indústrias reunidas em um só lugar, Luciano Barbosa revelou que no próximo ano o evento pode ser realizado no Lago da Perucaba. “O local é muito bem apropriado e podemos pensar nessa possibilidade para a realização da terceira edição do evento”, contou o prefeito.

No pronunciamento de abertura, o presidente do Sebrae, Marcos Vieira, destacou que, devido o crescimento do estado, várias empresas estão começando a voltar para o Nordeste. “Arapiraca está de parabéns com a realização deste evento. A cada dia que passa, notamos que a cidade é uma pujança em termos de empreendedorismo e de grandes indústrias”, reconheceu Vieira.

Também estiveram presentes no evento, o secretário-adjunto de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Keylle Lima; o representante da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Francisco Acioly que é o presidente do Sindicatos dos Vestuários de Alagoas; o presidente da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Arapiraca (Adedia), Luiz Sandes e a secretária Municipal de Indústria e Comércio, Silvia Almeida.

Dilma promete "Brasil sem Miséria" e "jogo duro" à inflação

A presidente Dilma Rousseff afirmou na noite desta sexta (29), em pronunciamento em cadeia nacional de TV dedicado ao Dia do Trabalho, que vai “jogar duro” contra a inflação. Ela também anunciou que lançará 'nas próximas semanas” o programa 'Brasil sem Miséria', destinado a erradicar a pobreza extrema, proposta da presidente na campanha eleitoral. O pronunciamento também seria transmitido em cadeia de rádio, mas, por um 'erro técnico', segundo a assessoria da Presidência, foi ao ar uma fala de Dilma de fevereiro, sobre educação.Na fala oficial, Dilma afirmou que, além de gerar empregos, o governo precisa garantir a estabilidade dos preços. De acordo com a presidente, o Brasil está preparado para responder às pressões inflacionárias e desafios como escassez de mão de obra e gargalos na infraestrutura.

Brasil sem Miséria

A presidente afirmou que o maior desafio do Brasil é acabar com a extrema pobreza e anunciou o nome do programa que terá prioridade nos seus quatro anos de mandato: Brasil sem Miséria. Dilma afirmou que os principais programas iniciados na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não vão parar.

Classe média
 
No pronunciamento, que durou mais de nove minutos, Dilma também disse que o governo tem compromisso com a classe média. Segundo ela, ações como o Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec), que prevê bolsas e financiamento para capacitação profissional, além da oferta de bolsas para jovens de baixa renda em universidades estrangeiras, ajudarão a melhorar a qualidade de vida dos brasileiros de renda média. (Portal G1)

PSD: André de Paula apoiará Eduardo, mas não a João da Costa

Responsável por imprimir a cara do partido fundado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, - o PSD - no Estado, o futuro presidente estadual da legenda, André de Paula declarou que o apoio ao governador Eduardo Campos (PSB) não se estenderá à esfera municipal. Isso porque André, que ainda é filiado ao DEM, desaprova a gestão do prefeito João da Costa (PT). Segundo ele, a situação do petista “é diametral oposto” do governador socialista. “Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Nossa posição é que não estamos felizes em relação a João da Costa. Não é difícil dar apoio a um governo onde tudo dá certo como o de Eduardo, tem ampla aprovação popular e está fazendo o Estado crescer. João da Costa é o oposto disso. A gente sente as críticas e a desaprovação da população nas ruas”, comparou, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, ontem. (Da Folha de Pernambuco - Carol Brito)

PT: Humberto não aceitou porque disputará o governo do Estado

Sem prejuízo da manifestação de força do PT-SP, outro fator contribuiu para inviabilizar Humberto Costa como candidato ao comando da sigla: o senador deixou claro que já se movimenta para disputar o governo de Pernambuco em 2014.

No entender de dirigentes, um projeto majoritário seria incompatível com o exercício da presidência.

(Painel - Renata Lo Prete - Folha de S.Paulo)

Alepe: suplentes que perdem os cargos ainda sem rumo definido

Os suplentes de partidos, até então, ocupando cadeiras na Assembleia Legislativa de Pernambuco deixarão os cargos na segunda-feira e garantem que não têm um plano B em vista ainda. Apesar de o presidente da Casa de Joaquim Nabuco, deputado Guilherme Uchoa (PDT), ter ventilado a hipótese de os deputados que sairão ocuparem espaços no Governo a opção não está consolidada. Na última quinta-feira, Uchoa opinou: “Os que vão sair vão ocupar o lugar dos que vão entrar. Um é presidente do Detran (José Humberto), José Maurício (PP) tem a irmã que é secretária de Governo (Ana Cavalcanti/Secre­taria de Esportes). Acho que isso é uma dança das cadeiras, troca de lugares”. A solução, no entanto, não é confirmada pelos parlamentares que perdem suas cadeiras. Suplente do PT em exercício, Oscar Barreto analisa disse que “para ser Governo, não tenho que estar dentro do Governo.

“Estou a serviço da luta”. Presidente municipal do PT no Recife, ele contou ter sido convidado pelo ministro da Reforma Agrária, Afonso Florêncio (PT) para uma conversa em Brasília. “Trabalhar com ele é uma possibilidade. Mas isso tudo depende da definição desse projeto com Eduardo Campos”, pontuou. Do PSB, Sebastião Rufino, suplente em exercício, mas que sai do cargo terça-feira, evita se estender no assunto, mas garante que não conversou com Uchoa sobre qualquer alternativa que seja. “Estou só esperando a segunda-feira. Vou para lá. A Mesa Diretora vai se reunir. O pessoal assume na terça-feira e pronto”, resumiu. Os outros dois que voltarão à suplência são Ciro Coelho (PSB) e Manoel Ferreira (PR). (Da Folha de Pernambuco - Renata Bezerra de Melo)

Bom Conselho orfã de representantes na Assembléia

Do Blog do Cláudio André

A terra de Papacaça que já teve José Abílio de Albuquerque Ávila - Cel. Zé Abílio, Valmir Soares, Manoel Luna, Hélio Urquisa e Jacilda Urquisa, como representantes de Bom Conselho na Assembléia Legislativa de Pernambuco, hoje, não existe nenhum. Isso é bom para Bom Conselho? Como você analisa Bom Conselho com ou sem deputado (a)? Em que Bom Conselho progrediu com um (a) representante na Assembléia Legislativa? Realmente faz falta um deputado ou deputada filho (a) de Bom Conselho no Poder Legislativo do Estado? De tanto nomes politicos na atualidade na terra de Papacaça quem mereceria ser eleito (a) para representar o povo bonconselhense na Assembléia Legislativa? Ou será que isso não é interessante discutir agora?

Agora comigo: é tolo qualquer pensamento no sentido de que, numa cidade como a nossa, só se tem valor se a certidão de nascimento estiver escrito "bon-conselhense" logo abaixo do nome do deputado. Por isso, é muito oportuno o questionamento do meu amigo Cláudio André. Quantos deputados filhos de outras terras já vimos mostrar muito trabalho por aqui, e o pior: quantos filhos da terra já vimos não corresponder em determinados momentos cruciais para o município.
Eu posso falar pelo meu deputado, que é Isaltino Nascimento. Passagens molhadas, reformas de estradas, construção de matadouro, mercado de carne, eventos... muitas dessas realizações foram possíveis com a participação ativa do deputado. Pasmem, mas ele é recifense de nascimento, e tenho certeza, bon-conselhense de coração.

José Hilton entrega cargo de chefe da Guarda Municipal de Bom Conselho

Do Blog O dia a dia de Bom Conselho
 
O Chefe da Guarda Municipal da cidade de Bom Conselho, José Hilton Bezerra (Zé Hilton - foto), entregou o cargo esta semana. Ele comunicou a decisão de afastamento a Secretaria Municipal de Administração, e foi orientado a procurar a prefeita Judith Alapenha para oficializar o fato, uma vez que se trata de um cargo de confiança, fazendo-se necessário seguir o protocolo.

No cargo desde janeiro de 2009, Zé Hilton alega que motivos pessoais o fizeram tomar esta decisão.

O novo chefe da guarda municipal deve ser anunciado nos próximos dias.

Afinal, quem vai ficar no governo?

Do Blog do Cláudio André

Já fizeram parte do Governo do Povo: Renato Curvelo, Carlos Adelmar, Murilo Curvelo, Dudé Amaral, José Arnaldo Amaral, Inês Alapenha, José Roberto, Germano de Zé de Miro, Nazário Filho, Dra. Izabel, Seu Messias do PT, Zé Ilton e outros nomes que não lembro no momento. Chegou à redação deste blog que Saulo Bezerra já pediu para deixar a secretaria de controle interno. Quem deverá deixar a previdência do município será a guerreira Edvalda Carvalho que está de férias. Pergunto de novo, quem vai ficar no governo? O que está errado? O erro está nas pessoas que fizeram parte do governo ou no próprio governo municipal? Alguém sabe responder? Geralmente as mudanças ocorrem quando é formado um novo governo, uma nova gestão, mas este nem terminou ainda. Por que as pessoas que um dia vestiram a camisa do Governo do Povo, quando sai é desencantado e desiludido? Desculpe por tantas perguntas, mas quem estudou ou estuda Filosofia, não serve só a afirmação que a laranja é doce ou azeda. Entendeu?
 
Agora comigo: muitas dessas pessoas foram importantes para o governo, outras tantas tiveram um bom motivo para sair. Uma coisa é certa: seja lá qual ou quais as circunstâncias que cada um saiu, e outros tantos ainda estão pra sair, a decisão sempre vai ser da prefeita, que pode ser incompreendida pelo povo num primeiro momento, mas o tempo neste caso, mais uma vez, é o senhor da razão.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Novo Conselho de Ética tem Renan e integrantes ficha-suja

Do Portal Veja.com

Após escapar de cinco representações com pedido de cassação em 2007, Renan Calheiros é um dos componentes do grupo que vai analisar decoro

O senador João Alberto Souza (PMDB-MA) foi eleito presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado na tarde desta quarta-feira, tendo Jayme Campos (DEM-MT) como vice. Ele comandará um conselho composto por alguns figurões cuja imagem passa longe da ética e do decoro, como Renan Calheiros (PMDB-AL), amigo do novo presidente.

O colegiado estava incompleto há dois anos, quando o processo contra o atual presidente da casa, José Sarney, foi arquivado, e volta a funcionar com a possibilidade de analisar o caso do senador Roberto Requião (PMDB-PR), que tomou o gravador de um repórter por ter se incomodado com suas perguntas.

Na lista de 15 titulares do grupo que tem como função “advertir, censurar, suspender ou determinar a perda de mandato por quebra de decoro dos parlamentares”, o que não falta é ficha suja. Renan Calheiros sai na frente. Em 2007, o conselho colecionou cinco representações contra ele.

Um dos motivos foi a revelação, por VEJA, de que a amante dos enador, com quem ele tem uma filha, recebia mesada de uma empreiteira. Entre as outras denúncias, estão a de tráfico de influência e a compra de uma emissora de rádio no nome de um laranja. Quando Renan renunciou à presidência do Senado, as acusações foram esquecidas.

Outra figura nada inocente que consta na lista de conselheiros é Gim Argello (PTB-DF), que era cotado para a vice-presidência. Herdeiro da vaga de Joaquim Roriz, que renunciou para fugir de uma cassação, o petebista foi relator do Orçamento em 2010 e teve de sair pela porta dos fundos quando foi acusado de desviar verbas de emendas para entidades fantasmas.

O coeso grupo conta ainda com Romero Jucá (PMDB-RR), que, em 2005, renunciou ao Ministério da Previdência ao tornar-se suspeito de ter recebido propina, e Lobão Filho (PMDB-MA), que tem pai ministro de Minas e Energia e foi réu em processo por estar envolvido na criação de uma emissora de TV clandestina no Maranhão e acusado de ser sócio oculto de uma distribuidora de bebidas que sonegava impostos.

Thomaz Nonô foi a Penedo inaugurar escola moderna do município

Do Blog do Bernardino
 
Além das salas de aula refrigeradas para 1.400 estudantes, a nova instituição irá abrigar biblioteca e salas de informática

A convite do prefeito Israel Saldanha, o vice-governador, José Thomaz Nonô (DEM), prestigiou, nesta quinta-feira, 28, a inauguração da Escola Municipal Manoel Soares de Melo, na cidade de Penedo.
Além das salas de aula refrigeradas para 1.400 alunos, a nova instituição irá abrigar biblioteca, salas de informática, da diretoria, dos professores, secretaria, cozinha e banheiros dimensionados. A inauguração aconteceu as 16 horas, na Vila Matias.

Diálogo com trabalhador

Ao conversar com os trabalhadores rurais, esta semana, o vice-governador José Thomaz Nonô ouviu a pauta contendo as principais necessidades dos agricultores familiares, assalariados rurais e sem-terra em Alagoas. Nonô disse que algumas reivindicações já poderão ser atendidas, mas outras terão um tempo maior de estudo e avaliação.
Os trabalhadores pedem a criação da empresa estadual de assistência técnica, melhoria na educação no campo, segurança, melhor estrutura para a saúde, implantação de centros de referências e casas de abrigo, transporte gratuito para idosos e ações de reforma agrária.
Nonô disse saber exatamente a importância de todas as reivindicações. "Sou um homem do campo e sei da importância que o agricultor tem para o desenvolvimento de um Estado”, resumiu
A ação dos trabalhadores foi liderada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag) e faz parte da programação do Grito da Terra Brasil.

Silvino Duarte pensa em voltar à prefeitura de Garanhuns, mas só resolverá isto no próximo ano

Do Blog de Inaldo Sampaio

O médico Silvino Duarte (PSDB), ex-prefeito três vezes do município de Garanhuns, confirmou ao Blog nesta quarta-feira que está sendo estimulado pela população a disputar a prefeitura pela quarta vez.

Quando encerrou seu último mandato, ele indicou como candidato a sua sucessão o então comerciante ''Luiz da Farmácia'' (Luiz Carlos Oliveira) e este venceu a eleição. Pouco tempo depois, entretanto, ambos se desentenderam e cada um seguiu seu rumo.

Silvino Duarte evitar fazer críticas à administração municipal, que a seu ver não está muito bem, mas não dá entrevistas para falar sobre este assunto.

No início de 2012, afirmou, vai mandar fazer uma pesquisa de opinião ''e se vir que o povo de Garanhuns, esta cidade que me acolheu e que eu amo tanto, quer a minha volta, eu admito me candidatar''.

Requião vetou lei do bullying no Paraná

Do Blog Poder Online

O senador Roberto Requião (PMDB-PR), o mesmo que ontem, na tribuna do Senado, disse estar sofrendo bullying da imprensa, vetou um projeto de lei aprovado na Assembleia do Paraná sobre o tema quando era governador do estado.

- Requião alegou que o projeto era contrário ao interesse público – lembra o deputado Douglas Fabrício (PPS), autor da proposta.

Segundo ele, o Paraná poderia ter saído na frente com esse tema, alvo de debate e estudos em todo o país. Depois da tragédia na escola de Realengo, no Rio de Janeiro, Fabrício está reapresentando seu projeto de estabelecer punições para quem pratica violência física ou psicológica.

Se for de novo aprovado, vejam a ironia, o projeto pode até ajudar os advogados de Requião a defendê-lo na Justiça.

Vereadora envia ofício à Compesa

Do Blog do Cláudio André

A vereadora Ivete Enfermeira encaminhou oficio à Compesa solicitando ao novo gerente, Adriano Galvão, explicações dos problemas causados pela a empresa em relação ao atendimento, abastecimento e obras na cidade. Neste oficio, a vereadora solicita que o nobre gerente compareça a uma das sessões da câmara para passar por uma sabatina, ou seja, responder perguntas dos vereadores do municipio.

Prefeita participa da eleição da AMUPE nesta quinta feira

Antônio João Dourado
Do Blog da Prefeita Judith Alapenha

A Prefeita Judith Alapenha participará da reunião para a escolha do presidente da AMUPE (Associação Municipalista de Pernambuco) para o período de 01 de maio de 2011 a 30 de abril de 2013. O atual presidente, prefeito da cidade de Lajedo, Antônio João Dourado, é candidato à reeleição, concorrendo em chapa única (chapa Amupe Unida).

O restante da chapa é composta por: Jandelson Gouveia (PR), prefeito de Escada, como vice-presidente; José Severino Ramos (PSB), prefeito de Gameleira, como 1º secretário; Leandro Duarte (DEM), prefeito de Santa Maria da Boa Vista, como 2º secretário; Jadiel Braga (PTB), prefeito de São Caetano, como 1º tesoureiro, Zeca Cavalcanti (PTB), de Arcoverde, como 2º tesoureiro.

A eleição acontecerá amanhã, dia 28/04 das 8h às 17h.

Jaboatão: Mais um partido declara apoio à reeleição de Elias Gomes

Do Blog da Folha

Faltando ainda um ano e seis meses para as eleições municipais de 2012, o Partido Republicano Progressista (PRP) de Jaboatão dos Guararapes acaba de anunciar apoio à reeleição do prefeito Elias Gomes (PSDB). Jaboatão é muito grande e tem um acúmulo grande de problemas, de modo que Elias precisa de mais quatro anos”, disse o vereador e presidente municipal do PRP, Idvan Bezerra.

O anúncio foi prestigiado pelo presidente Regional do PRP, Ernesto de Paula Barreto, que confirmou o apoio. “Entendemos que o vereador conhece as necessidades e o trabalho do prefeito Elias Gomes. Jaboatão estava parado. Agora tem um gerente”, destacou. Ex-camelô e conhecido também como o “Homem do Pão”, por seus trabalhos sociais em áreas de Jaboatão Centro, Idvan elegeu-se para o terceiro mandato consecutivo e passou a integrar a bancada governista logo no início da gestão, em 2009.

Sondado por potenciais candidatos a prefeito a exemplo do deputado Cleiton Collins, disse que a sua possível candidatura não vai a lugar nenhum. “Cleiton Collins perdeu a confiança do povo quando se vendeu em 2008. Ele diz uma coisa hoje e outra amanhã”, disparou Idvan.

As críticas de Idvan foram reforçadas pelo dirigente estadual. Segundo Ernesto de Paula Barreto, Cleiton Collins não tem segurança sequer de ter o apoio do próprio partido, o PSC. Contou que na sexta-feira (22) conversou com o presidente regional, o deputado federal Carlos Eduardo (Cadoca) e a falta de apoio ficou clara. "A candidatura de Collins não passa de um sonho que é sonhado sozinho”, completou Idvan.

PSL – O apoio do PRP ocorre um dia após o anúncio do PSL, de marchar com a possível candidatura de Elias Gomes à reeleição. “O PSL acredita em um projeto maior para Jaboatão, representado por Elias Gomes. Elias tem se mostrado um prefeito competente, que tem se importado com o município e quatro anos é pouco para concluir o projeto por ele iniciado”, disse o vereador de Jaboatão e presidente municipal do PSL, José Correia Filho.

Na corda bamba, ministro garante a Dilma estádios para 2013

Os estádios das 12 capitais sede da Copa de 2014 ficarão prontos um ano antes, de acordo com o trato com a FIFA, garantiu o ministro do Esporte, Orlando Silva, para empresários no Fórum de Comandatuba (BA).

“O estádio é um tema equacionado, resolvido. E teremos prontos até a Copa das Confederações”, disse Orlando.

É o que ele garantiu à presidente Dilma Rousseff, que cobra resultados e, claro, garantias. O ministro disse que 70% dos estádios serão via Parceria Público Privada. (Informe JB - Leandro Mazzini)

Secretário lança hoje calendário agropecuário 2011

Do Blog do Magno

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, lança na abertura da 7ª Expoagro – Exposição de Animais e Produtos Derivadoso, nesta quarta-feira, às 20h, o Calendário Agropecuário 2011. O vento ocorre no auditório da Associação dos Criadores de Pernambuco. São mais de 70 eventos durante todo o ano realizados em municípios pernambucanos de todas as regiões.

“Esses eventos tem sido uma ótima oportunidade para os produtores trocarem conhecimentos, se capacitarem, além de fazer bons negócios com a comercialização de animais, máquinas, implementos e insumos agrícolas”, avalia Ranilson. Ele acrescentou que a exemplo de Recife com a Expoagro que está na 7ª edição e da Nordestina que completará 70 anos em novembro, muitos municípios pernambucanos têm realizado grandes eventos agropecuários movimentando as economias locais, tanto com atividades agropecuárias como no comércio de artesanato e de entretenimento.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Governo consegue cortar quase 60% dos gastos com diárias de servidores

Da Agência Brasil

A ordem da presidenta da República, Dilma Rousseff, para redução dos gastos públicos tem surtido efeito. Os órgãos federais reduziram em 58% o pagamento de diárias aos servidores da administração pública federal no mês de março, comparado ao mesmo mês do ano passado. Os gastos caíram de R$ 72,93 milhões para R$ 30,43 milhões. As despesas com passagens também foram reduzidas, de R$ 41,91 milhões para R$ 34,19 milhões no mês.

Em fevereiro, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, anunciou com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, um ajuste fiscal de mais de R$ 50 bilhões. A redução nos gastos foi estabelecida no Decreto 7.446/2011, que prevê limites para empenhos das despesas com diárias, passagens e locomoção de funcionários desde 1º de março. Os dados são do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi).

O reflexo da nova política de redução de gastos também aparece no acumulado do trimestre. As diárias pagas tiveram redução de 33%. De janeiro a março deste ano, o governo federal pagou R$ 87,69 milhões, contra R$ 130,65 milhões no mesmo período de 2010.

E a temperatura vai subir na Câmara?

Do Blog do Cláudio André
 
Diante dos últimos acontecimentos, as reuniões da Câmara de Vereadores de Bom Conselho deve voltar a ter assuntos quentes para serem discutidos. Ainda este ano os vereadores dicutirão o aumento de vagas para a próxima lesgislatura, aumento salarial do vereador, mudanças de partido, até por que existem vereadores inconformados com o partido que é filiado, transmissão das sessões pelo o rádio, a quantidade de requerimentos, indicações e projetos de lei por sessão.
Já faz um bom tempo que nenhum vereador criou algum título para pessoas ilustres ou politicos. Mas, em 2012, tenho convicção que vários títulos serão criados. Só não pode criar o título de cara de pau, por que legislar é coisa séria.

Uchoa responde notificação sobre auxílio-paletó

Do Blog do Magno

O presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchoa (PDT), enviou hoje ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) resposta à notificação que pedia esclarecimentos sobre a ajuda de custo de R$ 40 mil reais paga anualmente aos deputados da Casa.

O teor do documento não foi revelado nem pela Assembleia, nem pelo Tribunal. Apesar disso, tudo indica que a Procuradoria de Assembleia apresentou o regimento interno para embasar o pagamento da verba. Uchoa convocou uma coletiva para esta terça-feira, 26, quando torna pública sua decisão e apresenta as justificativas à sociedade.

Em março a Ordem dos Advogados do Brasil de Pernambuco (OAB-PE) ingressou no Tribunal com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra o pagamento do auxílio-paletó. De acordo com a OAB ele seria uma forma de 14º e 15º salário, algo inconstitucional.

Dudu Holanda se filia ao PSD e deve disputar a Prefeitura de Maceió

Do Blog do Bob

O deputado Dudu Holanda trocou o PMN pelo PSD e disse que é para ficar perto do deputado federal João Lyra, com quem sempre atuou, e do prefeito Cícero Almeida, de quem foi o primeiro líder na Câmara e sempre o apoiou.

Ao ser perguntado se a decisão de se filiar ao PSD passava pela candidatura à Prefeitura de Maceió, o deputado Dudu Holanda respondeu que seu nome está à disposição do partido.

Deputado estadual mais votado na Capital, Dudu se sente preparado para a disputa.

"Quando eu soube que o depufado João Lyra seria o presidente estadual do PSD e que o prefeito Cícero Almeida seria o presidente do diretório municipal em Maceió eu não tive dúvidas, porque sempre fiz política com o deputado João Lyra", explicou.

O deputado Dudu Holanda comunicará na sessão desta terça-feira, 26, na Assembléia, a sua decisão.

"O PSD é um partido que nasceu forte em Alagoas", prognosticou.

Raul Henry chama de ''mesquinha'' a Nota Oficial do Governo do Estado sobre a BR-232

Do Blog de Inaldo Sampaio

Fazendo coro com seu líder e mentor político, Jarbas Vasconcelos, o deputado Raul Henry (PMDB), em entrevista hoje de manhã à Rádio Folha, chamou de ''mesquinha'' a Nota Oficial do Governo do Estado historiando os motivos pelos quais a rodovia BR-232 encontra-se em estado crítico.

Ele disse que a duplicação da rodovia, no trecho Recife-Caruaru, ''foi a principal marca do nosso governo''. Entretanto, acrescentou, por uma atitude ''mesquinha'', o atual governo não teria feito a manutenção da estrada e por isso ele se encontra bastante degradada.

De acordo ainda com o deputado, o Governo do Estado só resolveu gastar R$ 90 milhões para recuperar a rodovia ''porque teve medo da opinião pública''.

Governo usa publicidade para rebater críticas sobre BR-232 e joga culpa para gestão anterior


Do Blog de Jamildo

O Governo de Pernambuco rebateu críticas feitas na semana passada em reportagens veiculadas por alguns meios de comunicação sobre as condições da BR-232. Em anúncio de duas páginas publicado neste domingo (24) nos principais jornais do Estado, o Palácio do Campo das Princesas joga a culpa das falhas na rodovia para o governo de Jarbas Vasconcelos e Mendonça Filho. De acordo com a publicidade oficial não basta apenas fazer a conservação da via, "mas sua verdadeira reconstrução".

"Essa atitude não visa alimentar velhas rixas políticas que tantos prejuízos trouxeram a Pernambuco. Objetiva restabelecer a verdade dos fatos, tratando-os de forma transparente perante a sociedade", afirma a introdução da publicidade que também qualifica a duplicação da BR-232 como "obra símbolo" do governo anterior. "O atual governo reconhece esse fato e deu continuidade, no trecho Caruaru/São Caetano".

No anúncio, o govenro lembra que a administração pré-Eduardo Campos gastou, entre 1999 e 2004, "mais de R$ 500 milhoes pertencentes aos pernambucanos, obtidos com a privatização da Celpe" para duplicar a rodovia que, segundo o informe publicitário, deveria durar 30 anos.

Em seguida, o anúncio enumera falhas que teriam sido apresentadas "antes mesmo de ter a obra concluída": placas de concreto quebradas, soltas ou trincadas e com espessura inferior ao previsto no projeto, ferragens expostas, buracos e afundamentos, desgaste precoce do asfalto, inexistência, insuficiência ou inadequação da drenagem, deficiência na selagem das juntas, vazio sob as placas, uso de cimento inadequado.

O Governo de Pernambuco indica que os erros foram apontados por instituições como Escola Politécnica de São Paulo (22 de dezembro de 2004), Tribunal de Contas da União (29 de agosto de 2005) e Tribunal de Contas de Pernambuco (6 de setembro de 2006). O anúncio publicado neste domingo traz cópias de documentos dessas instituições com trechos destacados.

O anúncio indica ainda que a Procuradoria Geral do Estado ingressou em 2007 - primeiro ano da gestão Eduardo Campos - com uma ação judicial contra as empresas que elaboraram o projeto e executaram a obra e justifica o não recebimento de recursos federais. "As irregularidades constatadas, pela sua gravidade, terminaram por impedir que o Estado de Pernambuco recebesse do Governo Federal parte dos recursos próprios aplicados na obra, que seuer foram formalmente pleiteados pelo governo anterior junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)".

A publicidade oficial garante que, "mesmo com tantas dificuldades", o governo está realizando a "conservação regular" da rodovia. "Por meio do DER/PE, o Governo detectou e corrigiu 18 pontos críticos, entre março e abril desse ano. No entanto, a gravidade dos problemas constatados limita os efeitos desta ação, impedindo a manutenção da estrada nas condições ideais".

Antes de publicizar as obras viárias que vem fazendo nos últimos anos, o Palácio do Campo das Princesas diz que precisará "reconstruir" a BR-232. "Como o processo judicial ainda está em andamento, só restou ao Governo de Pernambuco iniciar o processo licitatório para a recuperação definitiva da rodovia, uma vez que as irregularidades encontradas na duplicação efetuada pelo governo anterior são tão graves que demandam não a mera conservação da estrada, mas sua verdadeira reconstrução".

Ex-deputado Cintra Galvão foi ao sepultamento de José Mendonça

Do Blog de Inaldo Sampaio

1- O ex-prefeito de Belo Jardim e ex-deputado estadual, Cintra Galvão (PTB), que lidera a oposição no município, acabou indo ao sepultamento do ex-deputado José Mendonça, seu principal adversário político.

2- Eles já foram aliados no passado. Mas, em 1986, cada qual tomou seu rumo. Cintra dissentiu do PDS para apoiar Miguel Arraes para o governo estadual e José Mendonça ficou no partido para apoiar José Múcio, que era o candidato da situação.

3 - Em 2008, quando se candidatou a prefeito e perdeu a eleição para Marcos Coca-Cola (DEM) por 1.237 votos de diferença, Cintra torcia para que seu opositor fosse José Mendonça, a fim de que, dizia ele, houvesse um ''clássico'' no município.

4- Este ''clássico'' nunca foi jogado porque os dois nunca se enfrentaram. Cintra passou 32 anos (de 1968 a 2000) com o controle da prefeitura e só veio a sofrer a primeira derrota para o grupo Mendonça na eleição de 2000 (o prefeito eleito foi João Mendonça).

5- A política municipal sempre foi muito radicalizada, mas os dois principais caciques se respeitavam. Ou seja, um não fazia ataque ao outro.

6- O papel crítico da campanha normalmente era desempenhado por atores políticos de menor expressão: vereadores, líderes políticos sem mandato, etc.

7- Sobrinho de Cintra e vereador pela oposição, Valdemir Cintra esteve no velório de Mendonção, na Assembleia Legislativa, cumprimentou a viúva e os filhos, aos quais apresentou suas condolências.

8- E, ao Blog, prestou as seguintes declarações: ''Era nosso adversário político mas nem por isso deixo de reconhecer que foi uma grande perda para Belo Jardim. Ele amava a nossa cidade. Lamento profundamente a sua morte e faço questão de externar, em público, as nossas condolências à família enlutada''.

9- Filho de Cintra, o ex-prefeito Cecílio Galvão (PSB) não foi ao velório. Mas, ao Blog, deu este depoimento sobre Mendonção: ''Tínhamos divergências políticas mas devo reconhecer, como ex-prefeito, que ele deu sua contribuição para o desenvolvimento do município. Aliás, a briga dele com meu pai foi benéfica para o município porque era uma disputa para aferir quem mais trabalhava pela cidade. Lamento a sua morte e envio meus pêsames à viúva, Dona Estefânia, à sua irmã, Dona Neci, aos seus filhos, e ao ex-prefeito João Mendonça''.

10- O corpo do ex-deputado foi velado até a manhã desta terça-feira na quadra do Colégio Diocesano. E sepultado por volta das 10h30 no cemitério de São Sebastião.

É isso aí.

domingo, 24 de abril de 2011

Morre o ex-deputado José Mendonça

Notícia do diariodepernambuco.com.br

O ex-deputado José Mendonça Bezerra morreu nesta domingo (24) em São Paulo, depois de ser submetido a uma cirurgia no intestino.

José Mendonça era pai do deputado Mendonça Filho, o Mendoncinha, e estava internado desde o último dia dois de abril na capital paulista.

Com 75 anos, ele era filiado ao DEM, foi oito vezes eleito deputado federal e outras três deputado estadual.

Feliz Páscoa


Todos nós buscamos adquirir bens para motivar nossa felicidade, até que em um determinado momento da vida, começamos por perceber que nós é que fazemos as mudanças internas.
Cristo nosso mestre há muito já nós convidava para uma mudança continua em busca de Paz, Harmonia, União e Fraternidade. Está ai a chave para vivermos melhor.
Nesta Páscoa, que bom seria se nos propuséssemos a todos os dias mudarmos gradativamente, procurando sentir o valor verdadeiro da vida que se apresenta a todos nós.
Desejo que todos nós iniciemos nossa busca por este ideal, deixando que a Páscoa seja mais que o símbolo de um dia e se transforme numa forma de vida para toda humanidade.

A todos os leitores do blog, desejo uma Feliz Páscoa.

Municípios estimam perda de R$ 27,8 bilhões a partir do dia 30



Do Portal G1 

Decreto que suspende quitação de pagamentos entra em vigor nessa data. CMN diz que pelo menos R$ 6,8 bilhões são de obras em andamento.

Estimativas da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) apontam que o governo federal tem R$ 27,8 bilhões pendentes em transferências ainda não efetivadas às prefeituras, os chamados "restos a pagar". A partir do dia 30, a transferência desses recursos fica suspensa devido à entrada em vigor do decreto 7.418, que suspende a quitação dessas dívidas, algumas referentes a obras iniciadas em 2007.

Desse valor, segundo a confederação, pelo menos R$ 6,8 bilhões são de obras que já estão em andamento e podem ter a continuidade prejudicada pelo decreto.

O Ministério do Planejamento informou que não há previsão de mudança da data de entrada em vigor do decreto, conforme reivindicam as prefeituras. Apesar de ter sido editado em dezembro do ano passado, o decreto do governo passou a integrar as medidas de contenção anunciadas em fevereiro e que prevêem um corte de R$ 50 bilhões nas despesas federais.

“Os prefeitos estão ficando enlouquecidos. Há obras graves, que precisavam ser feitas, e que tiveram a garantia de pagamento federal. Agora, os prefeitos não estão recebendo e nem sabem se vão receber. A situação dos municípios é grave. Os prefeitos não têm para onde correr”, diz o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.


O levantamento feito pela CNM utilizou como fonte os dados fornecidos pelo Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi).

Segundo Ziulkoski, dentro do valor de R$ 6,8 bilhões, algumas obras já foram finalizadas, mas ainda não tiveram os pagamentos quitados. Obras que foram realizadas dentro do Programa de Aceleração do crescimento (PAC) devem ficar de fora dos cortes federais, segundo o Ministério do Planejamento.

“Temos casos de prefeituras que já estão sendo processadas pelas empresas por falta de pagamentos, outras que não sabem se seguem as obras que já começaram. Há uma insegurança total”, afirma Ziulkoski.

O restante dos pagamentos pendentes aos municípios – R$ 21 bilhões -, são referentes a empenhos de obras ainda não iniciadas, segundo a CMN. Nesses valores, estão incluídas emendas parlamentares, que segundo o governo também devem ser atingidas pela contenção de despesas. Projetos já aprovados pelo governo para a liberação de recursos também devem ser atingidos.

“Os prefeitos não têm dinheiro para fechar as contas. Na próxima eleição, se esses cortes se mantiverem, teremos muitos deles criminalizados por conta desta medida”, diz o presidente da CNM.

Comissão de Orçamento

Apesar de afirmar que não há nenhuma previsão de mudança na data de validade da medida que suspende os pagamentos, o Ministério do Planejamento informou que algumas medidas estão sendo estudadas pela equipe técnica do governo. Uma delas permitiria que obras já iniciadas não fossem prejudicas pelo corte de verbas.

O secretário do Tesouro, Arno Augustin, que tem mantido conversas com os representantes dos municípios, não quis se manifestar sobre o assunto. Os prefeitos já pediram para a presidente Dilma Rousseff o adiamento da entrada em vigor do decreto.

Na próxima terça-feira (26), a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, é aguardada para uma audiência na Comissão Mista de Orçamento da Câmara dos Deputados. Segundo a assessoria do ministério, Belchior deve falar especialmente sobre os cortes nas emendas parlamentares, que também afetam os repasses aos municípios.

Prefeitura de Capoeiras vai ampliar o cemitério

Do Blog Capoeiras
 
Para amenizar o problema da falta de espaço para sepultamentos no cemitério público de Capoeiras, (foto) a prefeitura estuda ampliá-lo.

A idéia é demolir o prédio abandonado onde funcionava a lavanderia pública, e usar o terreno para ampliar o cemitério. O projeto seria construir naquele espaço, cerca de 500 gavetas para deposito dos corpos. Para isso, um engenheiro da prefeitura já estaria fazendo um estudo sobre a viabilidade da obra. O assunto foi revelado na Câmara de Vereadores, na sessão de terça-feira,19 de abril.

Qualquer solução que venha amenizar a falta de espaço no cemitério municipal será bem vinda, no entanto, melhor seria se o problema fosse resolvido de uma vez: construindo um novo cemitério. O ex-prefeito Neném durante sua administração fez um "puxadinho" de alguns metros no cemitério; agora, o prefeito Dudu fará o mesmo.

É, parece mesmo que os prefeitos eleitos em Capoeiras acreditam na crendice de que quem constrói cemitério morre para inaugurá-lo. Só assim se explica, nenhum deles ter tido coragem de construir um novo cemitério, até hoje.

Apagão de combustíveis provoca rombo de US$ 18 bilhões na balança

Do Estadão

Com a disparada do preço do etanol, que subiu mais de 30% nos postos de combustível desde o início do ano, os motoristas migraram em massa para a gasolina, provocando escassez do produto. Faltou combustível em alguns postos do interior de São Paulo e a Petrobrás e os usineiros chegaram a importar gasolina e etanol.

A situação é resultado da queda da produção de etanol, provocada pela entressafra da cana e pela alta do preço do açúcar, mas reflete também um problema estrutural do País. Com o aumento da frota de veículos e o crescimento da economia, e sem investimentos compatíveis na produção de gasolina, diesel e etanol, o País começa a viver um "apagão" de combustíveis.

O consumo de derivados de petróleo (gasolina, diesel e nafta) ultrapassou a produção local, impulsionando as importações, que ficam cada vez mais caras com o aumento do preço do petróleo lá fora. Em geral, a Petrobrás prioriza a produção de gasolina localmente e concentra as importações em diesel e nafta.

A situação vai provocar um déficit de US$ 18 bilhões na balança de derivados de petróleo este ano, conforme projeção da RC Consultores. Em 2010, as importações de derivados ultrapassaram as exportações em US$ 13 bilhões, segundo o Ministério do Desenvolvimento. Em 2000, o rombo era de US$ 3,2 bilhões.

Diferente do "apagão" de energia elétrica, que interrompe a produção nas fábricas e deixa as cidades às escuras, a falta de combustível é sanada com importações, desde que a situação não seja muito grave. "A população pode não perceber, mas vivemos um estrangulamento do setor de combustíveis, um apagão", disse Adriano Pires, diretor executivo do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).

O problema é que a situação aumenta a vulnerabilidade externa do País. Em 2010, o superávit comercial chegou a US$ 20,3 bilhões, mas poderia ter sido 64% maior não fosse o rombo dos combustíveis. O resultado da balança ameniza o déficit em conta corrente (resultado das transações externas do País, incluindo remessas de lucros e viagens internacionais), que deve atingir US$ 61,5 bilhões este ano.

Em 2010, pela primeira vez desde 2000, o País comprou mais derivados do que petróleo bruto. Foram adquiridos 27,38 milhões de metros cúbicos de derivados ante 19,66 milhões de óleo bruto, conforme a Agência Nacional de Petróleo (ANP). "Ficamos mais dependentes da importação de derivados, que têm valor agregado mais alto", disse José Augusto de Castro, vice-presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB).

Prefeito Gilberto Kassab deve vir a Alagoas para expandir o PSD

Do potal Alagoas em Tempo Real

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, devererá vir, em breve, ao Estado. Criador e dono do novo partido, o PSD, ele vem no intuito de conquistar adeptos à nova Sigla. Como divulgou o jornalista Ricardo Mota em seu Blog, ainda não há data definida para a viagem.

As informações dão conta que o deputado federal João Lyra será um dos filiados. Ele estaria deixando a legenda trabalhista para adotar o novo partido. O prefeito Cícero Almeida também é outro nome comentado nos bastidores, além de prefeitos, vereadores e deputados.

Ao que tudo indica, o PSD tem grandes perspectivas de sucesso em Alagoas.

Próxima quarta-feira, o Supremo decidirá se a vaga de parlamentar que se licencia é do suplente do partido ou da coligação

Do Blog do Inaldo Sampaio (Coluna Fogo Cruzado)

Nesta quarta-feira, dia 27 de abril, o Supremo Federal deverá decidir (se nenhum dos ministros pedir vistas ao processo) se a vaga de parlamentar que se licencia deve ser ocupada pelo suplente do partido ou da coligação.
Coerente com a decisão tomada em 2008 segundo a qual o mandato não pertence ao fulano nele investido e sim ao partido pelo qual disputou a eleição, o Supremo vem decidindo, pela maioria dos seus ministros, que a vaga do parlamentar que se afasta é do suplente do partido e não da coligação. Foi assim que decidiram, monocraticamente, os ministros Gilmar Mendes, Carlos Ayres Britto, Marco Aurélio Mello e Carmem Lúcia.
No entanto, a decisão tomada por eles, em mandado de segurança, não foi obedecida pelo presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS). Que, seguindo a jurisprudência da Casa, mandou empossar mais de 30 suplentes de coligações e não de partidos políticos.
Entre os que tomaram posse como suplente da coligação ''Frente Popular de Pernambuco'' está o combativo Paulo Rubem Santiago (PDT), que não se reelegeu em 2010 (ficou na 26ª colocação). Se o Supremo decidir, colegiadamente, que a vaga é do suplente do partido, Paulo Rubem cairá fora da Câmara em favor do ex-prefeito de Igarassu, Severino Ninho (PSB), substituindo o deputado Danilo Cabral (PSB), convocado pelo governador Eduardo Campos para a Secretaria das Cidades. Ninho já foi favorecido por uma liminar expedida pelo ministro Marco Aurélio, mas o presidente da Câmara, Marco Maia, não deu cumprimento a esta decisão.
''Isso no Estado de Direito Democrático é absolutamente inconcebível. Ou seja, o presidente de um poder descumprir uma decisão da mais alta Corte de Justiça do Brasil'', disse hoje ao Blog Severino Ninho. Ele e os dirigentes da Juventude do PSB viajam a Brasília nesta quarta-feira de manhã para, no período da tarde, assistirem à sessão do STF que deverá pôr um fim a essa questão.

É isso aí.

Minoria: "Oposição vai perder todas as votações", diz ACM Neto

A criação do PSD fará com que a oposição à presidente Dilma Rousseff seja reduzida a menos de cem deputados, um cenário inédito nos últimos 16 anos. Com a debandada de deputados para o partido que abrirá as portas para a adesão ao governo Dilma, a oposição representada por PSDB, DEM e PPS terá somente 96 deputados. A oposição vai perder todas as votações”, resumiu ACM Neto. Para a oposição, a adesão ao governo Dilma se dá na base do fisiologismo. “Há deputados sem nenhum compromisso ideológico e que quer ser governo em qualquer hipótese”, disse ACM Neto. Proporcionalmente, a oposição brasileira é menor do que em países vizinhos, como a Venezuela e a Bolívia. Desde a retomada das eleições diretas, em 1989, somente o presidente Itamar Franco, atual senador pelo PPS de Minas Gerais, teve uma Câmara tão dócil.

O DEM é o maior perdedor nesse processo de esvaziamento da oposição. Da bancada de 43 deputados que tomou posse em fevereiro deste ano, 11 estão de mudança para a nova legenda, idealizada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, outro dissidente do DEM. (Agência Estado)

Projeto de Sílvio Costa é considerado ameaça ao Ficha Limpa

A Lei Ficha Limpa nem bem comemorou seu primeiro aniversário – em junho ela completa um ano em vigor – e já começaram a surgir na Câmara dos Deputados propostas para alterá-la. Projeto de Lei Complementar (PLC) 14/11, do deputado Sílvio Costa (PTB-PE), que exerce seu segundo mandato, quer revogar a regra da lei que determina como critério para inelegibilidade a rejeição das contas dos governadores, prefeitos ou servidores públicos pelos tribunais de contas dos estados e da União. Pela proposta de Costa, a rejeição de contas só poderá tornar um candidato ficha-suja se ela for confirmada em sentença definitiva de órgão judicial colegiado. Na prática, a proposta do parlamentar ainda enfraquece o poder dos tribunais de contas, já que suas decisões não resultarão em nenhum tipo de punição, a não ser multa.

O juiz Marlon Reis, um dos coordenadores do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), entidade que liderou a campanha pela aprovação da Lei Ficha Limpa, disse que o projeto do deputado é "grosseiramente'' inconstituciona. "Esse projeto não é só infeliz tecnicamente. Ele também é uma tentativa de confrontar uma lei que surgiu de um desejo da população. É o primeiro, e sabemos que não será o único", rebate Marlon.

Para ele, essa é apenas uma das diversas tentativas que ainda vão surgir no Congresso Nacional para alterar a Lei Ficha Limpa. Ele conta que o MCCE montou uma central de acompanhamento de todas as propostas que tramitam na Câmara para evitar tentativas de alteração da Lei Ficha Limpa. Além disso, de acordo com Marlon, o projeto ainda revela uma desconfiança em relação à atuação dos tribunais em todo o país. "Se o deputado acha que os julgamentos dos tribunais de contas não são justos e isentos, sugiro que ele faça uma lei para aprimorar sua atuação em todo o país." (Informações de O Estado de Minas)

sábado, 23 de abril de 2011

Washington e Arlan juntos em 2012?

Do Blog do Cláudio André

Já corre solto em Bom Conselho que Arlan da Barra, atual presidente da Câmara de Vereadores, será o vice do secretário de governo e agricultura, Dr. Washington Azevedo. Há apostas na cidade que Judith Alapenha não vai para a reeleição e apoiará os dois. Arlan, um cara popular, servidor e goza de muito prestigio com o presidente do PDT, Dr. Zé Alípio.
Para refrescar a memória, em um comicio nas eleições passadas na Serra dos Martins, Dr. Zé Alipio, falou em tom grosso que tem outros projetos para Arlan da Barra e que o cara da vez para ser vereador da região seria Geraldo Reinaldo. E agora? Será que entendi errado a mensagem? 
O atual secretário de governo e agricultura de Bom Conselho, Dr. Washington Azevedo tem sido reconhecido especialmente na zona rural, pelo o trabalho que vem desenvolvento junto ao Governo do Povo. Por outro lado, Dr. Washington é um dos homens de confiança do governo. Podemos acreditar na chapa Washington - Arlan em 2012? Seria este o slogam da campanha?
"Vote certo, não vote na marra, para Bom Conselho crescer, vote em Washington e Arlan da Barra."

Após 5 anos, Jaboatão volta a contar com maternidade pública

Do Portal Pernambuco

Após cinco anos sem uma maternidade pública na cidade, a população de Jaboatão dos Guararapes ganhou uma nova unidade do gênero nesta quarta-feira (20/04). O governador Eduardo Campos e o secretário de Saúde, Antonio Carlos Figueira, inauguraram a ala materno-infantil do Hospital e a ampliação da Policlínica Jaboatão-Prazeres, no bairro de Cajueiro Seco.

“O importante é que as mulheres de Jaboatão vão poder ganhar seu neném aqui, sem estar se deslocando para outras cidades. Elas vão ter mais facilidade e o apoio da família para esse momento”, disse Eduardo, após percorrer as instalações.

O Governo do Estado investiu R$ 2,8 milhões para equipar e construir a ala materno-infantil, que tem 28 leitos e capacidade de realizar até 300 partos por mês. Com a nova unidade, sobe para 2.463 o número de leitos para gestantes disponibilizados pela rede pública de saúde do Estado.

A maternidade do Jaboatão-Prazeres possui uma área de 700 m2 e conta com triagem separada da emergência, bloco cirúrgico e berçário equipado para acolher com qualidade as mães e os recém-nascidos. Para garantir o atendimento, o hospital terá uma equipe de três médicos obstetras, um anestesista e um médico neo-natologista em plantões de 12 horas. Há ainda 48 enfermeiros na unidade, sendo sete por plantão.

O secretário Antonio Figueira, que ontem recebeu secretários municipais de saúde da Região Metropolitana, lembrou do compromisso dos prefeitos em garantir mais leitos. “Até o fim do mês, Jaboatão vai apresentar um projeto para a construção de uma outra maternidade na cidade, enquanto o Recife vai ampliar em 20 leitos a Maternidade Bandeira Filho, no bairro de Afogados. Até julho, São Lourenço prometeu a reabertura da maternidade de 40 leitos na cidade e a de Camaragibe uma ampliação da sua em 10 leitos”.

O Hospital Regional de Vitória de Santo Antão também está ampliando o atendimento materno-infantil, com investimentos do Estado. O João Murilo priorizará a realização de partos em 20 leitos. A ideia é ampliar de 28 para 280 procedimentos por mês, com um reforço também no número de obstetras.

Novo partido de apoio a Dilma tem o DNA Bornhausen

Do Blog do Magno

Já a partir da sua fundação, o novo partido fundado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, terá o DNA de um dos mais ferrenhos adversários do lulismo desde que Lula chegou ao Planalto, os Bornhausen, que, tudo indica, vão, num futuro bem próximo, apoiar ou se integrar ao governo Dilma Roussef. Os detalhes Renata Lo Prete explica na sua coluna de hoje na Folha de S.Paulo, em comentário que reproduzimos abaixo:

''O governador Raimundo Colombo(SC) deve anunciar nesta semana que vai mesmo para o PSD. Junto com o governador catarinense irão Paulo Bornhausen, dez deputados, vários prefeitos e vereadores. Jorge Bornhausen deve ficar sem partido.

Diante da incompatibilidade entre os Bornhausen e o PT, em torno do qual o PSD vai orbitar, um aliado da família faz uma distinção entre Lula e Dilma Rousseff, com quem daria para 'conviver'.

2012

Do Blog do Magno

BRIGA FEIA– Em Petrolina, o PSB pode reviver a novela das eleições de 2008, quando o candidato foi escolhido numa conflituosa convenção. Já estão no páreo quatro pré-candidatos: Patriota, Odacy Amorim, Ranilson e Fernando Filho.

ARCOVERDE
– Já em Arcoverde, a tendência é o prefeito Zeca Cavalcanti (PTB) apoiar a candidatura do presidente da Câmara, Luciano Pacheco. Além de leal, o vereador conta também com a simpatia da base aliada e do Palácio.

Da coluna Folha Política

Pobre não tem vez - Lançado em abril de 2009, o programa “Minha casa, minha vida”, que era o xodó de Lula, completou dois anos sem atender uma só alma entre as famílias de baixa renda. As construtoras dizem que os altos preços dos terrenos inviabilizaram as obras. Em Minas, um conjunto inaugurado há um ano por Lula está em cima de um lixão, ameaçado de desabar.

Zero de casas - O secretário de Habitação do Recife, Abelardo Neves, confirmou ao jornal O Globo que nenhuma casa foi entregue para a população que recebe de zero a três salários mínimos. “Não há interesse, por parte das incorporadoras, de construir casas populares na capital”, disse. Resumindo, o programa é um fiasco.

No meio da rua advogado cobra mais eficiência do prefeito

O que era para ser uma pauta positiva para o prefeito João da Costa e sua equipe, que fazem vistoria na manhã de hoje nos pontos de alagamento que vão receber obras de drenagem, tornou-se um verdadeiro constrangimento. Na primeira parada, durante a vistoria do canal da Avenida Agamenon Magalhães (no trecho em frente ao Parque Amorim), o prefeito foi surpreendido pelo advogado Pedro Coutinho, 29 anos, que em meio à comitiva que acompanhava a inspeção, cobrou severamente uma posição mais eficaz do prefeito no combate aos pontos de alagamento da cidade.

'Chega de ineficiência. Trabalhe e faça, prefeito! Tá tudo errado! Os pontos de alagamento são os mesmos e ninguém toma providência todos estes anos', reclamou o advogado, que afirmou à reportagem do Diario de Pernambuco que leu no jornal a respeito da visita e foi acompanhar a vistoria para protestar e garantir seus direitos como cidadão.

O protesto do advogado não ecoou no vazio. João da Costa se incomodou com a cobrança, o que virou um bate-boca entre o prefeito e o advogado. 'Nós estamos trabalhando para resolver este e outros problemas', garantiu João da Costa, que argumentava, como nos dias anteriores, que não se previa a quantidade da chuva que caiu no Recife - 600 milímetros, acima da média. O prefeito também prometeu agilizar a conclusão do Viaduto Capitão Temudo, situado entre os bairros do Cabanga e Ilha Joana Bezerra. (Do portal Diario de Pernambuco.com - Cláudia Eloi)

Veja a "butada" que o prefeito leva do cidadão (o vídeo é do Blog da Folha)

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Tá no blog do Ronaldo César

Salários

Algumas prefeituras pagaram os salários antes da páscoa, para que o funcionalismo pudesse ter o dinheiro do peixe e do vinho. O comércio agradece. Citamos como exemplo Capoeiras e Bom Conselho.

Pau em Bom Conselho

Por falar em Bom Conselho, é bom que fique bem esclarecido o caso do espancamento do vereador Carlos Alberto, pois não podemos viver sob a égide da ameaça e da violência.

Imagens das chuvas no Recife

O caos continua. A cada dia, um novo desafio para chegar no trabalho. Até quando isso vai durar? pelo menos até o fim do inverno. Oremos!

As imagens são do Portal pe360graus.com

Bandidos invadem casa, algemam e espancam vereador

Do Portal NE10

Um vereador teve a casa invadida e foi espancado por bandidos na madrugada desta quinta-feira (21), em Bom Conselho, Agreste de Pernambuco.

O vereador Carlos Alberto de Oliveira (PDT), 41 anos, estava dormindo quando três bandidos, não identificados, arrombaram sua residência, o algemaram e espancaram ele durante a madrugada, no centro da cidade. As agressões foram mais na região do rosto.

De acordo com testemunhas, os bandidos chegaram num veículo Gol de cor preta que foi localizado durante a manhã em Lagoa de São José, distrito de Bom Conselho. O vereador passa bem e o delegado Elcimar Fraga comanda as investigações.

Téo Vilela tem mandato ameaçado no Tribunal Superior Eleitoral

Da GazetaWeb 

Governador é acusado de compra de votos, durante 'maior carreata da história de Maceió'

O governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) faz parte do grupo dos 38% governadores eleitos em outubro passado que correm o risco de perder os mandatos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Matéria publicada pelo portal Congresso em Foco, nesta quinta-feira (21), revela que os gestores terão que se defender de acusações feitas por adversários políticos e pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) de compra de votos, abuso de poder político e econômico e uso ilegal dos meios de comunicação.

No caso de Vilela, a coligação adversária pediu sua cassação do mandato sob o argumento de que ele teria comprado votos. A forma para cometer o suposto crime de captação ilícita de sufrágio foi a distribuição de combustível para aproximadamente 2,5 mil carros que participaram “da maior carreata da história de Maceió”. A coligação pediu ao TSE que solicitasse as provas colhidas pela Polícia Federal para comprovar as irregularidades.

Ao despachar, o ministro Arnaldo Versiani, relator do caso, pediu que a Superintendência da Polícia Federal de Alagoas informasse se foram instaurados inquéritos policiais e, caso positivo, se há alguma previsão para a conclusão desses inquéritos. Além disso, Versiani questionou à PF se eventual solicitação de cópia integral dos inquéritos implicaria embaraço ao curso das investigações.

Dos dez recursos apresentados até agora, oito foram elaborados por adversários políticos dos eleitos. Somente dois têm a assinatura do Ministério Público Eleitoral (MPE). São os casos enfrentados por Omar Aziz e Tião Viana. O governador do Amazonas e seu vice, José Melo de Oliveira, são acusados pelo MPE de abuso de poder econômico e político e uso indevido dos meios de comunicação social. Já o petista enfrenta a acusação de abuso de poder econômico e político e uso indevido dos meios de comunicação.

Para o cientista político da UnB, o fato de a grande parte dos recursos ser de autoria de candidatos derrotados não é necessariamente negativo. Nem uma espécie de tentativa de vencer a eleição no tapetão. Ele citou, inclusive, a cassação de Jackson Lago como exemplo de que um recurso apresentado pela coligação adversária – no caso, era Roseana Sarney – pode resultar em condenação. “Porém, existe uma aparente dificuldade de se administrar a eleição de forma eficiente nesses estados”, comentou.

“É um número preocupante, especialmente em um contexto de Lei da Ficha Limpa”, analisou o cientista político da Universidade de Brasília (UnB) Leonardo Barreto. O especialista acredita que, apesar da grande mobilização da sociedade para barrar a candidatura de políticos com problemas na Justiça, isso acabou não orientando o voto em algumas ocasiões. Além disso, Barreto acrescenta outra questão. “Pode ser um elemento de instabilidade política para esses governadores.”

Dilma está entre as 100 pessoas mais influentes do mundo, segundo a Time


Da Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff foi eleita uma das 100 pessoas mais influentes do ano pela revista norte-americana Time ao lado de personalidades como artistas, políticos, pesquisadores e ativistas. O texto de apresentação sobre a presidenta Dilma foi escrito pela ex-presidenta do Chile e hoje diretora-executiva das Nações Unidas da Mulher, Michele Bachelet.

“Não é fácil ser a primeira mulher a governar o seu país. Além da honra que ela significa, ainda existem preconceitos e estereótipos de enfrentar”, destaca Bachelet em seu texto. A diretora-executiva das Nações Unidas disse que esse desafio de governar aumenta a partir do momento em que Dilma Rousseff tem a responsabilidade pela condução política e econômica de um país emergente.

Segundo Michele Bachelet, quando as sociedades começam “a ver a luz do desenvolvimento no final do túnel”, cria-se uma onda de otimismo e entusiasmo nos cidadãos. “Mas os desafios se tornam mais complexos e os cidadãos mais exigentes. É ainda mais difícil governar um país tão grande e globalmente relevante como o Brasil”, acrescentou a ex-presidenta do Chile.

Entre as 100 personalidades da lista estão a chanceler da Alemanha, Angela Merkel; o fundador do site Wikileaks, Julian Assange; o presidente e a primeira-dama dos Estados Unidos, Barack e Michelle Obama, e até o cantor adolescente Justin Bieber.

Dilma privilegia estados aliados no repasse de verbas. Pernambuco é um deles


Do site da Folha de São Paulo

Três governadores próximos à presidente Dilma Rousseff são os campeões até agora de verbas reservadas pela União para obras e programas sociais. Levantamento da Folha mostra que o Planalto empenhou (ou seja, reservou para repasses futuros) 56% dos recursos definidos desde janeiro para Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro.

Os Estados, comandados por aliados fiéis da presidente, já tiveram empenhados R$ 401,2 milhões. O valor supera a soma de todos os empenhos feitos para os outros 23 Estados e o Distrito Federal no mesmo período - R$ 311,9 milhões. Embora acene publicamente a setores da oposição, Dilma direcionou R$ 32,3 milhões aos dois Estados mais populosos do país, Minas Gerais e São Paulo, que são governados pelo PSDB.

O empenho de recursos é o primeiro passo na execução de uma despesa pública. Ao empenhar uma verba, o governo está sinalizando, na prática, que o dinheiro está garantido no Orçamento. A Folha levou em consideração apenas as chamadas transferências voluntárias aos órgãos do Executivo estadual, por meio de convênios, exclusivamente com recursos do Orçamento deste ano.

Os dados são acompanhados pela Consultoria de Orçamento da Câmara. O líder no ranking das transferências é a Bahia, governada por Jaques Wagner (PT), que já recebeu R$ 167,7 milhões em empenhos autorizados pelo Planalto. O petista ostentou prestígio na semana passada ao ser o único governador convidado a acompanhar a comitiva de Dilma Rousseff na visita oficial à China.

No caso da Bahia, os repasses federais envolvem obras como construção de cisternas e de estradas. Para o governo de Pernambuco, comandado por Eduardo Campos (PSB), foram empenhados R$ 118,8 milhões desde janeiro. O Rio de Janeiro, governado pelo também aliado Sérgio Cabral (PMDB), obteve a garantia de receber R$ 114,7 milhões dos cofres da União.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Lula diz que PT vai governar o Brasil por 20 anos

Da Folha de São Paulo

O ex-presidente Lula afirmou ontem (20) que o PSDB passa por uma "crise de identidade" e que o PT governará o país durante 20 anos. Para que a previsão se confirme, a sigla teria que vencer as disputas presidenciais de 2014 e 2018, acumulando cinco vitórias seguidas desde a sua eleição, em 2002. A afirmação foi feita em entrevista à TVT (TV do Trabalhador), que pertence ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, onde Lula começou sua carreira política.

"Quando o Fernando Henrique [Cardoso] ganhou as eleições em 1994, eles projetaram 20 anos de governança do PSDB, e o que vai acontecer é que teremos 20 anos de governança do PT", disse. "Eles não se conformam é que o PT vai ter o tempo necessário para mudar definitivamente a cara do Brasil", emendou o ex-presidente.

Lula ironizou a profecia do tucano Sérgio Motta, ministro das Comunicações de FHC, que disse em 1995 que o PSDB tinha "um projeto de poder para 20 anos". O ex-presidente disse que o PSDB sofre de "fragilidade ideológica" e não tem "perfil ideológico definido". Para ele, "disputas internas" entre o ex-governador José Serra, o senador Aécio Neves (MG) e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, agravam o quadro.

"A crise do PSDB é uma crise de identidade. Primeiro, tem a disputa interna: Serra, Alckmin e Aécio. Depois, tem as brigas nos Estados. Pessoas estão desconfortáveis", avaliou. Lula disse que "está chegando o momento" de o PT vencer na capital paulista. "Precisamos apenas montar a chapa perfeita." Como na véspera, em reunião fechada com petistas, ele defendeu a escolha de um vice à sua direita, com perfil mais conservador.

"O PT não precisa encontrar um vice à esquerda do PT", disse Lula. "O PT vai ganhar em São Paulo quando encontrar seu José Alencar. O que ele significou para mim em termos de composição política foi extraordinário." "O vice tem que ser um representante de setores médios da sociedade, pequeno empresariado, profissionais liberais. Aquelas pessoas que ainda tem um pouco de cisma do PT", afirmou. A TVT entrou no ar em agosto de 2010, em festa com a presença de Lula. Foi a primeira concessão de TV dada a um sindicato.

Fusão entre PSDB e DEM só depois das eleições municipais

Do Correio Braziliense

Uma possível fusão entre PSDB e DEM, caso ocorra, somente será definida depois das eleições municipais de 2012. A avaliação de tucanos e demistas é de que a união das duas legendas agora seria tragada pela popularidade de início de governo da presidente Dilma Rousseff. A fuga de parlamentares do DEM para o PSD reacendeu a discussão sobre a criação de um terceiro partido a partir da junção dos dois maiores oposicionistas. A disposição inicial do governador catarinense, Raimundo Colombo, de permanecer no DEM pelo menos até 2012 deixou as articulações em banho-maria.

O futuro de Colombo é tido como um divisor de águas dentro dos planos do DEM para os próximos quatro anos. Com a iminente saída do governador, a legenda ficaria com cerca de 30 deputados e apenas o governo do Rio Grande do Norte, musculatura considerada insuficiente para influir no jogo eleitoral. Sem o governador, caciques do partido como o presidente, senador José Agripino Maia (DEM-RN), e o líder na Câmara dos Deputados, ACM Neto (DEM-BA), estariam abertos a possíveis articulações para antecipar os planos de fusão com o PSDB.

“A avaliação dos líderes era de que, com a saída de Colombo, o partido teria como único destino a fusão, caso contrário viraria um partido sem força. O destino seria inexorável”, avalia um ex-dirigente demista, de malas prontas para o PSD.

Para os tucanos, no entanto, o mais interessante seria formalizar um acordo apenas em 2013 para tentar capitalizar a fusão nas eleições nacionais e estaduais do ano seguinte. Por isso, a legenda entrou nas conversas entre Colombo e o PSD para tentar esvaziar o acordo sobre uma mudança de partido do governador. Pelo acordo que está sendo costurado, o catarinense só mudaria de legenda depois das eleições municipais.

Caso isso ocorra, o prazo servirá para que os tucanos consigam convencer a parcela mais relutante do DEM a unir as duas legendas. Embora aliados nacionais, os dois partidos não conversam em pelo menos cinco estados: Paraná, Rio Grande do Sul, Sergipe, Goiás e Rio de Janeiro.

Nesses locais, a palavra fusão é evitada a qualquer custo. “Não podemos ficar batendo cabeça. Independentemente de articulação de quem quer que seja, não vamos nos fundir”, defende o senador Demostenes Torres (DEM-GO). Para vários demistas, a desidratação do partido tem como principais articuladores o presidente de honra da legenda, Jorge Bornhausen, e o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci.

“Bornhausen faz trabalho subterrâneo, desleal, antiético. Assinou acordo de consenso em favor de Agripino e fez um jogo sujo, de descumprir palavras e riscar a sua biografia para aderir ao governo. O próprio Palocci ligou para as pessoas, e o governador de Amazonas (Omar Aziz) só assinou a filiação ao PSD depois que a presidente Dilma autorizou”, dispara o deputado federal Ronaldo Caiado (DEM-GO).

Utilidade Pública: Congestionamento nas BRs 101 e 232 dificulta saída de motoristas para o Interior e Litoral

Do portal Folha Digital

Os motoristas que trafegam pelas rodovias federais de Pernambuco em direção ao Interior devem ter atenção redobrada. O grande fluxo nas estradas faz com que haja retenções de veículos ao longo das vias, ocasionando freios bruscos e possíveis colisões.

Quem pretende se dirigir ao Agreste do Estado precisar ter muita paciência para enfrentar o longo congestionamento de veículos na BR-232. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trânsito chegou a ficar parado entre o começo da Abdias de Carvalho até o retorno da Coral, no Curado.

Mesma situação os motoristas vão encontrar na BR-101. De acordo com a PRF, o trânsito está intenso, quase parado na BR 101 entre o viaduto próximo ao Hospital Miguel Arraes, sentido Abreu e Lima.

Governador anuncia implantação do piso nacional dos professores

Do portal Alagoas em Tempo Real

O governador Teotonio Vilela Filho anunciou, nesta quarta-feira (20), a aplicação do piso nacional dos professores para a categoria. Ele destacou que Alagoas é um dos primeiros estados do país a implantar o piso. “Fizemos o dever de casa, ajustamos as contas e agora tomamos esta decisão, reafirmando o nosso compromisso com a Educação”, ressaltou ele.

Com o reajuste, o salário do professor de 40 horas da rede estadual sem licenciatura plena passa a ser de R$ 1.187 reais. O aumento será aplicado a partir de abril e faz parte da política do Estado de valorização dos servidores, que se iniciou com a fixação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (INPCA) como índice de reajuste salarial a partir de 2011.

Para o secretário de Estado da Educação, Rogério Teófilo, a medida é uma conquista para a categoria. “Esta é uma decisão muito importante porque mostra o compromisso da Secretaria e do Governo com os professores e com a Educação em Alagoas. Nós já tínhamos aplicado o piso de 2010 e agora aplicamos o de 2011”, destacou Teófilo.

João da Costa antecipa volta para o Recife por causa das chuvas na cidade

Da Redação do pe360graus.com

O prefeito retorna de viagem para a Europa na noite desta quinta-feira; primeiro compromisso é uma reunião com os secretários e a equipe técnica envolvidos na Operação Inverno

As críticas e a previsão meteorológica de que chuvas intensas vão continuar atingindo o Recife no final de semana encurtou a viagem do prefeito do Recife à Espanha. João da Costa retorna a Pernambuco na noite desta quinta-feira (21), após ser bastante criticado pela ausência durante um período crítico vivido pela cidade.

De acordo com nota enviada pela assessoria de imprensa da Prefeitura, a interrupção da viagem tem como objetivo permitir que o prefeito acompanhe de perto a situação das pessoas que vivem nas áreas de risco na cidade e oriente pessoalmente as ações de enfrentamento aos efeitos das chuvas. Depois que reassumir o cargo, João da Costa terá um reunião com os secretários e a equipe técnica envolvidos na Operação Inverno.

De acordo com a Prefeitura do Recife, durante o período de ausência do prefeito, foram adotadas novas medidas para prevenir os efeitos das chuvas na cidade. Nos últimos dias, mais 150 agentes de trânsito foram deslocados, as ações de combate a alagamentos foram reforçadas. Também foram instaladas 40 baterias portáteis (nobreaks) nos semáforos e realizados sobrevoos de helicóptero com o objetivo de monitorar as áreas de risco.

PT: Ferro vê João Paulo expulso. 'Me expulsem', reage deputado

Do Blog do Magno

''João Paulo usa de um oportunismo político e desnecessário. Ele faz coro com a oposição ao atacar João da Costa”, disse o deputado Fernando Ferro, em entrevista a Valdecarlos Alves, no blog da Folha, chegando a prever uma futura expulsãode João Paulo do PT. ‘’Ele mesmo vai seguir o seu caminho. É um grande quadro político, uma grande liderança, mas Pelé parou de jogar e nem por isso o Santos fechou”. Veio o troco de João Paulo no mesmo jornal hoje: “Que crime pode haver de responder a uma pergunta de um repórter sobre a minha gestão na cidade? Eu não tenho controle das manchetes que sai no outro dia nos jornais. Se é crime dizer que, durante épocas de chuvas, eu nunca me ausentei na cidade, é só eles montarem um processo na Comissão de Ética do partido e me expulsarem”, desafiou.

“Eu não sou qualquer um. Eu tenho uma história de 40 anos de militância que antecede ao PT. Eu nunca tratei ele com falta de respeito. Não é humano ele me tratar como oportunista, ele conhece a minha história. Se ele tivesse algum comentário para fazer, me procurasse antes e não a Imprensa. Ele não me perguntou absolutamente nada”, desabafou João Paulo.

Ferro ficou incomodado com declarações de João Paulo, fazendo restriçõesa à viagem de João da Costa para a Espanha, no momento em que desabava um aguaceiro sobre o Recife.